Respirar pode ser mais difícil depois do Covid-19, entenda o que é a fisioterapia respiratória
Na maioria das vezes a respiração é afetada depois que alguns pacientes contraem a Covid-19 e passam por internamento, entenda como a Fisioterapia Respiratória pode ajudar no tratamento das sequelas e na qualidade de vida do paciente.
Os casos leves também podem desenvolver problemas para respirar, como falta de ar e fadiga, devido à perda de capacidade pulmonar.
Também é frequente, nos casos mais graves, que exista a dificuldade de fazer atividades básicas de vida diária. Pois, a musculatura de modo geral será prejudicada pela hospitalização quanto mais tempo o paciente passa internado, maior a necessidade de reabilitação.
O que é a fisioterapia respiratória?
A fisioterapia respiratória é uma especialidade da fisioterapia que visa o tratamento de doenças que atingem o sistema respiratório.
A Covid-19 é uma doença que causa deficiência de estruturas do aparelho respiratório, levando a incapacidade das funções respiratórias.
De acordo com a gravidade clínica, os pacientes podem apresentar deficiência de função de músculos respiratórios e de tolerância ao exercício.
Ainda podem ocorrer certas limitações motoras, que causam dificuldade da execução de atividades básicas e de capacidade de mobilidade.
Por que os exercícios são importantes na recuperação da Covid-19?
Os exercícios são específicos e ajudam a fortalecer a musculatura respiratória e a aumentar a capacidade pulmonar. Fisioterapeutas utilizam de aparelhos específicos para fortalecimento, como o Respiron.
O Respiron é um aparelho de uso da Fisioterapia Respiratória, com o objetivo de proporcionar um treinamento da musculatura inspiratória.
Neste post, falamos sobre a importância da fisioterapia na recuperação de pacientes.
Quais são os sinais de alerta que o a paciente precisa de ajuda de um fisioterapeuta?
Se o paciente apresenta cansaço, fraqueza muscular, falta de ar ou outro sinal referente a sua funcionalidade já são indicadores da importância do fisioterapeuta.
Podemos perceber que após contrair o vírus, há dois perfis de pacientes que necessitam do tratamento fisioterapêutico: quem teve sintomas graves , que precisaram de internação em UTI, e com sintomas leves, um quadro mais ameno mas ainda não se sente tão disposto e ativo quanto antes.
A fisioterapia é benéfica para todos os pacientes.
Até mesmo pessoas que não foram infectadas pelo novo coronavírus podem se beneficiar da fisioterapia respiratória.
Realizar exercícios para fortalecer a musculatura respiratória e aumentar a capacidade pulmonar é essencial para manter uma qualidade de vida e o organismo preparado para infecções respiratórias.
Tanto para o tratamento durante a Covid-19 quanto para a recuperação da saúde, a fisioterapia respiratória é essencial para o restabelecimento pleno do funcionamento dos pulmões.
A fisioterapia respiratória é uma das práticas que podem ser adotadas para o fortalecimento da musculatura pulmonar, pois melhora a dinâmica respiratória e a distribuição do ar pelo pulmão, resultando assim na melhora da função pulmonar.
Quer agendar uma sessão de fisioterapia com a nossa equipe? Entre em contato através do link abaixo.
Escrito por: Carolini Novak – Fisioterapeuta da AngioLife
Todos os Comentários