Quais são os sinais da trombose venosa?
Ouça o episódio especial sobre Trombose Venosa para entender melhor quais são os sinais e sintomas, formas de tratamento e como encontrar o médico ideal.
A palavra trombose tem origem na palavra trombo, é definida pela formação de coágulos de sangue no interior de veias ou artérias. Um coágulo no sangue torna o seu aspecto muito parecido com um leite coalhado, porém dentro das veias.
O trombo impede a passagem e o fluxo normal do sangue, criando um grave problema para o sistema circulatório.
Desta forma, a trombose venosa acontece dentro das veias.
Os principais sinais e sintomas de trombose venosa
A dor e o inchaço, principalmente nas pernas, são os sintomas mais comuns da trombose nas veias. Nos membros inferiores isso ocorre com mais frequência, pois nessa região o sangue das veias fica mais lento na circulação, facilitando a coagulação do sangue.
Os sintomas da trombose venosa podem se apresentar de forma mais lenta e menos agressivas do que a trombose arterial. Ela pode ser considerada profunda quando há inchaço, vermelhidão e calor, dor ou sensação de peso. Nos casos superficiais há vermelhidão e dor no trajeto da veia, tornando o membro muito sensível ao toque, inchaço e calor mais localizado.
Uma das principais causas de trombose vem decorrente dos hábitos de vida do paciente, por exemplo naqueles que ficam muito tempo sentados ou parados em uma mesma posição.
A melhor forma de evitar a trombose é se movimentar. De acordo com o Dr. Cristiano Pinto, da AngioLife Clínica Inteligente, além das caminhadas ou exercícios específicos durante um período do dia, o ideal é manter uma rotina de exercícios ou movimentos durante todo o dia, mesmo em pequenas durações, como 10 a 15 minutos.
Para os pacientes que possuem insuficiência venosa crônica, uma das formas de prevenir a trombose é manter as pernas para cima, colocando acima da linha da cintura, seja na cama, em cadeiras ou outros apoios, para manter a circulação ativa.
O que mais pode causar a trombose e suas complicações?
Todos os pacientes com suspeita de trombose precisam de um diagnóstico médico, pois os trombos podem se deslocar para outras áreas do corpo e causar complicações severas, como a embolia pulmonar.
Lembre-se, o cirurgião vascular é o médico especialista capacitado para realizar o diagnóstico de forma mais rápida, iniciar o tratamento mais indicado, diminuindo os riscos de complicações e aliviando os sintomas mais precocemente.
Leia também:
• Inchaço nas Pernas: Existe prevenção?
• Dores nas pernas: A importância de procurar um angiologista
Todos os Comentários