Pernas e pés inchados em viagens longas: como evitar ou aliviar os sintomas
O final do ano é a época das viagens, muitas delas são longas e você precisa ficar muito tempo sentado no carro, ônibus ou avião… logo começam as dores e, principalmente, o inchaço nas pernas. Saiba porque isso acontece e como evitar este problema desconfortável.
Pernas e pés inchados após longos períodos de imobilização são sinais comuns de problemas de circulação ou apenas sintomas que surgem durante estes momentos, como nas viagens ou durante o período de trabalho.
Desta forma, o corpo sofre com a dificuldade de circulação sanguínea, que acaba gerando o inchaço nos membros.
Como se preparar para viajar e evitar o inchaço nas pernas?
Se você precisa viajar e sabe que vai ficar muito tempo parado, sentado na mesma posição, existem pequenos exercícios que você pode fazer mesmo dentro do carro.
A principal recomendação é fazer movimentos com os pés e panturrilhas, como se você estivesse brincando com os pedais do veículo ou até mesmo usando aquelas antigas máquinas de costura. Dessa forma, você exercita o seu segundo coração – as panturrilhas são muito mais importantes para o seu corpo do que imagina – e otimiza a circulação do sangue nos membros inferiores.
Estes exercícios são apenas para prevenção de problemas maiores, o ideal é que você faça pausas em viagens, seja para ir ao banheiro ou fazer um lanche, para movimentar as pernas, realizar pequenos alongamentos e também manter-se hidratado.
Conheça outras formas de reduzir dores e inchaço nas pernas indicado pela equipe médica da AngioLife Clínica Inteligente.
Meias de compressão podem prevenir inchaço
Outra forma de prevenção de inchaço durante longas viagens é a utilização de meias elásticas de compressão específicas para viagens, chamadas de meias antitrombo. A compressão, além de promover o bombeamento muscular e retorno venoso, também age na cicatrização de feridas.

Você pode encontrar as meias de compressão para viagens em lojas de produtos hospitalares ou pós-cirúrgicos
O inchaço nas pernas muitas vezes está associado a doença venosa crônica como também a insuficiência do sistema linfático, como o linfedema.
Alguns pacientes que são portadores de doenças circulatórias ou com histórico de trombose geralmente sofrem com o inchaço nas pernas. A principal recomendação para estes e os demais casos é a consulta com um profissional médico, seja um angiologista ou cirurgião vascular, pois alguns casos de trombose pós-viagem podem ser recorrentes e merecem sua atenção.
Quer entender mais sobre os problemas de circulação, inchaço nas pernas e como evitar complicações? Continue acompanhando nossas redes sociais e o Blog da Angiolife Clínica Inteligente e agende a sua consulta com nossos profissionais.
Todos os Comentários