Mãos e Pés Gelados: sintomas do Fenômeno de Raynaud

Notou que as os dedos das mãos e pés estão ficando brancos e gelados? Conheça um pouco sobre o problema e qual sua relação com o sistema vascular.

Caracterizado por manter pés e mãos gelados por um longo período, o Fenômeno de Raynaud acontece em resposta a temperaturas muito frias ou situações de muito estresse.

A condição reduz ou bloqueia o fluxo sanguíneo da região, deixando-a mais arroxeada e também empalidecida, o que permite que a área fique mais fria.

Mãos e pés gelados – entenda o Fenômeno de Raynaud

Além da sensação gelada entre os dedos, dentre os principais sintomas do fenômeno também estão a sensação de formigamento, amortecimento e alterações na coloração dos membros. A presença de dor nem sempre é sentida, somente em crises mais intensas e duradouras.

Leia também: Hemangiomas: como tratar marcas de nascença

O problema atinge mais mulheres entre 15 a 40 anos e costuma ser recorrente em regiões mais frias ou épocas mais geladas como o inverno.

O Fenômeno Raynaud e suas causas

As causas do problema ainda não são exatas. De acordo com estudos norte-americanos o fenômeno é causado por uma ruptura da resposta termo regulatória dos vasos sanguíneos da pele.

Em um vaso normal, por exemplo, o sistema de controle conta com sensores nervosos capazes de enviar informações sobre a temperatura ambiente para o sistema nervoso central, que por sua vez avisa os vasos sanguíneos através do sistema simpático e permite que os mesmos se contraiam ou dilatem de acordo com a temperatura.

Na pessoa com o Fenômeno de Raynaud acredita-se que esses receptores simpáticos estejam em uma quantidade aumentada na musculatura e desta forma causem uma resposta exagerada às temperaturas mais frias.

Outra questão levantada pelos estudos ressalta que o problema pode ser causado por questões vasculares anormais, onde a liberação de moléculas vasoconstritoras em excesso ou a diminuição na produção de vasodilatadores na parede dos vasos sanguíneos possa estar ocorrendo e assim favorecendo o aparecimento do fenômeno.

Além da pouca liberação de vasodilatadores, a presença de substâncias vasoativas também é uma das hipóteses cogitadas como possível causa.

Quais os tipos do Fenômeno Raynaud?

Atualmente existem dois tipos do fenômeno que são chamados de: Primário e Secundário.

O Fenômeno Primário geralmente é usado para especificar pacientes que apresentam o problema, porém não possuem nenhum outro tipo de doença que esteja relacionada.

Geralmente este tipo de paciente conta com alguém na família com o mesmo fenômeno, o que indica que a genética pode estar ligada.

Já o Fenômeno Secundário é caracterizado no paciente com outras doenças presentes e que podem estar associadas ao problema como doenças psicossomáticas, problemas no sistema nervoso e também problemas vasculares.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico do Fenômeno de Raynaud pode ser realizado por um angiologista. Geralmente os sintomas são percebidos pelo próprio paciente e confirmados pelo especialista através de um exame físico e estudo laboratorial como um exame vascular completo.

Apesar de não ter cura, a condição permite que sejam realizadas medidas protetivas em épocas de muito frio ou em regiões mais frias em que o paciente irá viajar, por exemplo. A recomendação de uso de cachecóis e luvas podem ajudar a diminuir a sensação de pés e mãos gelados e o uso de medicamentos vasodilatadores também poderão ser prescritos pelo médico vascular em certas ocasiões.

Leia também:

• Frio pode piorar a situação de feridas, entenda como tratar corretamente