Diabetes: Alimentação balanceada é a chave para controle da doença
Confira os alimentos que podem ou não ser ingeridos pelos pacientes.
A cada vez que ingerimos glicose, a qual está presente nos alimentos, o corpo produz o hormônio insulina, que por sua vez é responsável pelo controle do açúcar no sangue. Quando há alguma deficiência na produção deste hormônio o corpo adoece causando assim o diabetes, uma doença crônica e que não tem cura.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBA) existem no Brasil atualmente 13 milhões de diabéticos e para controlar a doença é necessário aliar a medicação a uma alimentação adequada.
Uma dieta balanceada e criada por um bom profissional de nutrição pode fazer toda a diferença na qualidade de quem convive com o Diabetes.
Apesar do que muitos pensam, a alimentação dos diabéticos não precisa ser limitada. Existem inúmeras opções que podem fazer parte do cardápio, basta seguir as recomendações passadas pelos especialistas.
O uso de alimentos específicos e naturais, por exemplo, pode contribuir com a estabilização do nível glicêmico no sangue.

Criamos uma lista fácil e prática para você acompanhar na sua dieta
Abaixo criamos uma lista de alimentos bons e ruins quem devem ser consumidos ou evitados pelos portadores da doença. Confira:
Alimentos importantes e que devem ser consumidos:
Legumes e verduras – quanto mais colorido o prato estiver, mais nutrientes o corpo estará ingerindo.
Frutas – prefira aquelas com bagaço e casca, pois ajudam na saciedade e ainda na redução do colesterol ruim.
Grãos – use e abuse de grãos integrais como quinoa e linhaça, por exemplo. Eles auxiliam na taxa glicêmica.
Especiarias – Gengibre, Canela, Cravo entre muitas outras especiarias podem favorecer no controle da glicose no sangue.
Peixes – Além de uma boa fonte de proteína, os peixes contam com ácidos importantes para o metabolismo como Ômega 3, o qual auxilia na saúde do coração dos diabéticos, os quais ficam com o risco aumentado para problemas cardíacos.
Alimentos que devem ser evitados:
Doces em geral – alimentos ricos em açúcares podem agravar o quadro e devem ser substituídos por opções diet, por exemplo.
Gorduras saturadas – carnes mais gordas, frituras e embutidos estão entre as opções a serem evitadas.
Farinha Branca – alimentos que são fabricados a partir de farinhas refinadas como pães, bolos e massas devem ser evitados ou substituídos por opções integrais.
Bebidas Alcoólicas – a ingestão de álcool pode ocasionar um aumento na produção de glicose pelo organismo e também prejudicar a ação imediata da insulina para o controle, sendo assim desaconselhável o uso em qualquer ocasião.
Alimentos que devem ser consumidos com moderação:
Alimentos Diet – apesar de serem produzidos especialmente para pacientes com diabetes, os alimentos diet devem ser consumidos com certa moderação uma vez que algumas opções contam com um valor calórico acentuado.

Evite alimentos do tipo “Diet”
Apesar de ser livre de açúcar, o alimento contém calorias a mais, o que pode prejudicar o diabético ao invés de ajudá-lo. Nesta lista de moderação entram alimentos como chocolates, biscoitos, macarrões entre outros.
A dieta equilibrada de um diabético é essencial para a redução e controle dos níveis de açúcar no sangue.
O plano alimentar deve ser individualizado e elaborado por um nutricionista para que surta efeito.
Agende uma consulta com um dos especialistas AngioLife e fortaleça ainda mais seu tratamento.
Todos os Comentários