Fisioterapia Vascular: quem tem dores nas pernas precisa conhecer
A fisioterapia vascular é indicada para minimizar as alterações venosas que ocorrem nas pernas, prevenir o aumento da pressão venosa, acúmulo de líquidos, bem como melhorar o retorno venoso, reduzir possíveis riscos de úlceras venosas e contribuir para a qualidade de vida do paciente.
A doença venosa crônica (DVC) é uma alteração que ocorre no sistema venoso, principalmente nas pernas, aonde as válvulas perdem sua função e afeta o sistema venosos superficial e profundo.
Importância da fisioterapia vascular
A fisioterapia é de extrema importância e faz parte de uma equipe multidisciplinar.
Indicada para pré e pós procedimentos médicos de escleroterapia, aplicação de espuma e procedimentos cirúrgicos, apresentam resultados satisfatórios nos tratamentos de varicoses, varizes e alterações secundárias de feridas.

Entenda a importância da Fisioterapia Vascular
A fisioterapia irá atuar melhorando o retorno venoso, minimizando a retenção de líquido e a formação de linfedema, diminuindo a dor e na prevenção de fibroses.
Retorno venoso – através de uma combinação de exercícios, drenagem linfática e compressões elásticas é possível, melhorar o retorno venoso, proporcionando melhor oxigenação e nutrição dos tecidos.
Retenção de líquido – através de manobras de drenagem linfática manual o líquido retido nos tecidos, é reabsorvido e eliminado. Proporcionando ao paciente sensação de conforto e menos “peso” na perna.
Linfedema – Grande quantidade de líquido nos tecidos que pode levar limitar os movimentos, levando a perda da função do membro.
Fibrose – é uma alteração de cicatrização, decorrente de uma “agressão” no tecido por um ato invasivo que pode ser eliminada através de técnicas manuais a aparelhos estéticos.
Dor – A dor está envolvida em todas as condições já mencionadas acima, pois é um sintoma reflexo. Quando feito o tratamento correto, as dores vão desaparecendo gradativamente.
Tratamentos relacionados à Fisioterapia Vascular
Alguns tratamentos e procedimentos fazem parte da fisioterapia vascular, muitos deles estão disponíveis aqui na AngioLife Saúde Vascular, confira na lista de procedimentos fisioterapêuticos. Um dos procedimentos é a cinesioterapia.
Cinesioterapia vascular é definida em três fases: aquecimento, treinamento e relaxamento.
Nessa etapa são utilizados exercícios com o objetivo de aumentar o fluxo sanguíneo muscular, em seguida utilizamos exercícios que estimulam o retorno venoso e os movimentos dos tornozelos e pés.
Na última etapa, chamada de relaxamento é utilizada a drenagem linfática manual, técnica que utiliza as mãos, com leve pressão e movimentos lentos, tem o objetivo de incentivar e melhorar o retorno venoso, desintoxicação dos tecidos, nutrição e oxigenação celular.

Linfotaping atua diminuindo a dor, sobre lesões, suporte muscular, diminuição da congestão linfática e hematomas.
Outras técnicas são muito utilizadas, como a Linfotaping, onde são bandagens elásticas utilizadas nas alterações que ocorrem no sistema linfático.
Há também terapias compressivas, com meias utilizadas para fazer pressão de 20 a 40 mmHg, no membro afetado, ajudando assim a melhorar o retorno venoso.
Principais motivos para realizar a fisioterapia vascular
– Melhora o retorno venoso, oxigenação e nutrição dos tecidos;
– Melhora os movimentos do membro afetado;
– Diminui a sensação de pernas pesadas;
– Diminui a sensação de cansaço;
– Diminui a dor e desconforto;
– Diminui a presença de líquidos nos tecidos;
– Diminui a pressão dos vasos;
– Melhora a qualidade de vida e atividades diárias do paciente.
Resultados esperados após o tratamento com profissionais
É possível obter excelentes resultados com frequência, sequência e comprometimento do paciente. O resultado dos métodos utilizados, já pode ser observado após o primeiro atendimento.

Conheça os procedimentos fisioterapêuticos da AngioLife Saúde Vascular
Quer conhecer melhor sobre os procedimentos e tratamentos realizados aqui na AngioLife Saúde Vascular? Entre em contato e pré-agende a sua consulta com nossos especialistas.
Leia também:
Porque o fisioterapeuta é essencial no pós-operatório
Como a Fisioterapia pode Prevenir Dores em Idosos
Todos os Comentários