Entenda o que é a Trombose Venosa

Quer entender melhor o que é a trombose venosa e quais são seus sintomas e tratamentos?

Este post é a continuação do Trombose arterial: entenda melhor e saiba como tratar

Trombose venosa

Assim como comentei anteriormente, a trombose é a formação de coágulos de sangue no interior de veias ou artérias. Sendo assim, a trombose venosa é quando este problema ocorre nas veias.

A Trombose Venosa é a formação de coágulos dentro das veias.

A Trombose Venosa é a formação de coágulos dentro das veias.

Importante: os dois tipos põem em riscos à nossa saúde, portanto um diagnóstico precoce é muito importante.

Os sintomas da trombose venosa se apresentam de forma mais lenta e menos agressivas, nesses casos o sangue deixa de voltar para o corpo, o que vai gera um inchaço e dor no órgão acometido na maioria dos casos.

Principais sintomas da trombose venosa

  • Trombose Venosa Profunda nos membros: inchaço, vermelhidão e calor, dor ou sensação de peso.
  • Trombose Venosa Superficial  nos membros: vermelhidão e dor no trajeto da veia, muito sensível ao toque, inchaço e calor mais localizado.

Se você identificou algum sintoma, é extremamente necessária a avaliação médica e principalmente realização de ultrassom com eco doppler para fazer diagnóstico correto.

Importância do Médico Vascular

O médico especialista, além de fazer o diagnóstico de forma mais rápida, pode iniciar o tratamento mais precoce, diminuindo os riscos de complicações e aliviando os sintomas mais precocemente.

Saiba o que fazer após o diagnóstico

Assim como na trombose arterial, após diagnosticado o local da trombose, deve-se iniciar um rápido tratamento com remédios e ou cirurgia é fundamental.

Nas tromboses venosas, em sua grande maioria o tratamento é com medicação, iniciar o uso de anticoagulantes via oral e na veia é muito importante.

O médico vascular pode auxiliar no diagnóstico correto de doenças usando equipamentos de alta geração.

O médico vascular pode auxiliar no diagnóstico correto de doenças usando equipamentos de alta geração.

O tratamento também é associado ao uso de terapias compressivas de grande ou baixa elasticidade. Veja aqui alguns tratamentos fisioterapêuticos disponíveis na AngioLife.

Em centros mais modernos já existem técnicas de desentupimento com cateteres e e medicamentos intravenosos.

O mais importante é o acompanhamento adequado, pois esses medicamentos oferecem riscos de sangramentos quando utilizados de forma inadequada.

Algumas das principais complicações da trombose venosa incluem insuficiência venosa crônica e até mesmo embolia pulmonar.

Quer agendar uma consulta com nosso médico especialista?

Aqui na AngioLife você encontra uma equipe completa de profissionais capacitados nas áreas de angiologia e cirurgia vascular, fisioterapia, tratamento de feridas e nutrição. Entre em contato e pré-agende a sua consulta com a nossa equipe de atendimento.

Gostou do post? Compartilhe nas suas redes sociais e deixe o seu comentário.

Comente pelo Facebook