Alimentos para a Pele: como o Nutricionista pode ajudar

Uma alimentação balanceada reflete na saúde geral e não poderia ser diferente com o maior órgão do corpo humano – a pele. Descubra quais são os melhores alimentos para a pele e saiba como o nutricionista pode te ajudar neste processo.

Qual é a importância de cuidar da pele?

A pele é a parte mais visível do corpo e reflete o que se passa internamente, revelando desequilíbrios e manifestando necessidades do organismo.

A pele tem necessidades nutricionais específicas e a alimentação adequada contribui para a formação, o desenvolvimento e a regeneração dos tecidos.

Além das funções biológicas, tem ainda um papel fundamental na aparência física revelando os traços da idade e beleza.

Uma alimentação inadequada dificulta o acesso aos nutrientes, tornando a pele desidratada, oleosa, acneica e flácida.

Uma alimentação inadequada dificulta o acesso aos nutrientes, tornando a pele desidratada, oleosa, acneica e flácida.

Principais problemas de pele e como a alimentação pode ajudar no tratamento:

ACNE

Quando a acne surgir é preciso aderir a uma dieta com poucas gorduras e açúcares, muita água, frutas e legumes frescos.

Muitas vezes é necessário suplementar vitamina A, Zinco, Vitamina C e vitamina E para auxiliar no processo anti-inflamatório e de cicatrização.

PELE OLEOSA

Mais uma vez o excesso de gorduras na alimentação, juntamente com outros fatores fisiológicos pode estimular esse quadro. A dieta deve ser pobre em gorduras, álcool e açúcares.

PELE SECA

Em casos de pele seca é preciso considerar a falta de vitamina A, hidratação insuficiente, falta de ácidos graxos essenciais, uso de medicamentos.

Na dieta mais uma vez rica em frutas e legumes, é possível acrescentar doses extras de vegetais e frutas vermelhas, amarelas e laranja.

FLACIDEZ

A prevenção sempre é o melhor caminho, alimentação com boas fontes de proteínas e o tão famoso colágeno pode demonstrar uma melhora significativa no estado geral da pele e principalmente da flacidez.

Além disso alguns minerais como zinco, manganês, cobre e silício devem estar presentes na dieta e muitas vezes precisam ser suplementados, sempre através de um profissional capacitado, após avaliação nutricional adequada.

Para garantir uma pele saudável anote essas dicas:

• BEBA BASTANTE ÁGUA

A água previne o envelhecimento precoce, auxilia na hidratação da pele deixando com um aspecto mais saudável e ainda reduz as chances da temida celulite.

Com o avanço da idade o teor de água da pele é reduzido, por isso é preciso ingerir muita água durante o dia.

Aproveite o tempo quente e acrescente folhas de hortelã, gotas de limão, pequenos pedaços de gengibre para dar um gostinho refrescante.

• CONSUMA FRUTAS CÍTRICAS

São alimentos ricos em Vitamina C um antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres e participa da formação do colágeno uma proteína importante para a sustentação da pele.

Para garantir o aporte necessário é preciso consumir pelo menos uma fruta cítrica por dia, uma laranja, suco de acerola, morangos, kiwi, mexericas.

• COMA PEIXES

Ricos em ácidos graxos poli-insaturados Ômega 3, o acido linoléico um nutriente anti-inflamatório que contribui significativamente para a melhora das inflamações da pele.

São ainda boa fonte de proteína, essencial para a manutenção dos tecidos, melhorando a aparência da pele. Os peixes devem ser preparados assados, cozidos ou grelhados e não fritos. Dar preferência à sardinha, arenque e atum.

• ACRESCENTE GENGIBRE NAS PREPARAÇÕES

O gengibre possui um composto chamado gingerol, substância anti-inflamatória auxiliando na prevenção de acnes e antioxidante, neutralizando a ação de oxidação celular, contribuindo assim na prevenção do envelhecimento.

Pode ser consumido juntamente com a salada, no suco, chás e também adicionado em preparações salgadas.

• APROVEITE AS FRUTAS VERMELHAS

Mais uma fonte de vitamina C antioxidante e também flavonóides.

Assim essas frutas quando consumidas regularmente ajudam a neutralizar os radicais livres gerados pelo organismo, impedindo o ataque às células saudáveis, evitando a formação de lesões.

Adicione frutas vermelhas na dieta para combater a pele seca

Podem ser consumidas em sucos, smothies, vitaminas, in natura.

Para aqueles que desejam um bom tratamento para pele, a alimentação é processo fundamental. Através de uma conduta nutricional adequada é possível ajustar deficiências de nutrientes na dieta.

O nutricionista é o profissional mais indicado para avaliar as condições de cada paciente e elaborar cardápios individualizados, auxiliando na manutenção de uma pele saudável e cada vez mais bonita.

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Priscilla Lima - Nutricionista da AngioLife

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